domingo, 29 de janeiro de 2012

Cappuccino

Hum quem não gosta de um café quentinho? um cappuccino então melhor ainda! imagina se você puder fazer o seu em casa? Experimente esta receita, e tome o seu cappuccino quando e da forma que quiser...

Ingredientes:
1 lata de leite em pó
1 vidro de 100gr de Nescafé Requinte
6 colheres de sopa de Nescal
4 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sobremesa de bicarbonato

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes bem misturados, coloque em um pote com tampa e conserve na geladeira. Na hora de servir, dilua duas colheres de sobremesa (ou mais, a gosto) em água quente.

Dicas Mágicas:
Experimente as seguintes variações:
  1. Coloque um pouco de canela em pó por cima do cappuccino.
  2. Coloque chantilly e polvilhe canela ou chocolate em pó ou ainda calda de chocolate (a de sorvete).
  3. Coloque pedacinhos pequenos de chocolate no cappuccino para irem derretendo aos pouco.
  4. Aromatize o seu cappuccino com gotinhas de baunilha.

Torta de Abacaxi

Fofa, doce mas sem exagerar, esta torta de abacaxi, além de ficar muito bonita, é boa de mais...e pode levar para qualquer reunião de amigos que vai impressionar com seus dotes culinários


Ingredientes:
200gr de margarina
3 ovos
2 xícaras de açúcar
2 colheres de sobremesa de fermento
1 abacaxi grande descascado e cortado em rodelas
1 colher de maisena
3 xícaras de farinha de trigo
½ litro de leite

Modo de Fazer:
Bata as claras em neve e reserve. Bata a margarina com o açúcar até obter um glacê, aos poucos e sem parar de bater vá acrescentando a farinha a maisena e o fermento. Junte as gemas e aos poucos vá acrescentando o leite, por fim coloque as claras batidas em neve e um pouco de suco de abacaxi (cerca de meia xícara). Reserve.
Faça uma calda como a de pudim (caramelizada), coloque no tabuleiro que vai ser usado. Por cima da calda coloque o abacaxi cortado em rodelas. Cubra tudo com a massa da torta e leve ao forno brando já pré-aquecido por cerca de 30 minutos (depende do forno).

Dicas Mágicas:
  1. A calda pode ser feita diretamente no tabuleiro, ou em uma panela e colocada no tabuleiro depois de pronta.
  2. Para fazer a calda, coloque em uma panela uma quantidade de açúcar e margarina (ex. 2 xícaras de açúcar e 1 colher de sopa rasa de margarina), quando o açúcar derreter completamente e antes de queimar, coloque com cuidado ½ copo de água (cuidado, pois espirra bastante), vá mexendo até derreter completamente.
  3. Faça uma quantidade de calda suficiente para cobrir todo o fundo do tabuleiro.
  4. Se quiser uma calda mais grossa coloque uma quantidade de água menor.


Pão com Recheio

Para o lanche da criançada, ou mesmo para comer no fim de semana a tarde nada como um pão quentinho, se for recheado e fácil de fazer é ainda melhor!


Ingredientes:
½ kg de farinha de trigo
3 ovos
1 gema
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 copo de leite morno
50 gr de fermento de padaria
Recheio a gosto

Modo de Fazer:
Misture o fermento com o leite morno até dissolver completamente, aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo, os 3 ovos, a açúcar, o azeite e o sal, sove bem a massa com as mãos, deixe descançar por cerca de 1 hora.
Forre um tabuleiro untado e enfarinhado com metade da massa, coloque o recheio de sua preferencia, cubra com o restante da massa, pincele com a gema e leve ao forno médio pré aquecido.

Dicas Mágicas:
  1. Na hora de deixar a massa descançar, não leve a geladeira, deixe em lugar fresco, e ao abrigo da luz, cubra o recipiente onde está a massa com um pano de prato limpo.
  2. Se preferir, abra a massa com um rolo, coloque o recheio e vá enrolando como um rocambole.
  3. O recheio pode ser de: queijo com presunto, 4 queijos, frango desfiado, frango com catupiry ou requeijão, lingüiça calabresa lingüiça calabresa com queijo (requeijão, catupiry, mussarela...), mortadela pura ou com queijo, peru, chester, salaminho.. Ou até mesmo recheios mais criativos, como carne seca, atum, sardinha, camarão, etc...


domingo, 8 de janeiro de 2012

Pavê de Pudim de Caixinha

Para quem quer fazer um pavê mas acha complicado fazer aqueles cremes todos vai aí uma receita simples facil e prática...experimente é rapidinho...


Ingredientes:
1 caixinha de pudim de caramelo ou morango
1 caixinha de pudim de baunilha
1 caixinha de pudim de chocolate
1 pacote de biscoito maisena.

Modo de fazer:
Prepare os três pacotes de pudim conforme as instruções da caixa, com cada pudim ainda morno monte o pavê da seguinte forma: Coloque uma camada de biscoito no fundo do pirex ou forma, cubra com o pudim de caramelo (ou morango), coloque mais uma camada de biscoitos, cubra com o pudim de chocolate, coloque outra camada de biscoitos e termine com o pudim de baunilha. Decore a gosto, deixe esfriar e leve a geladeira. Sirva gelado.


Dicas Mágicas:
Pode decorar o pavê com chantilly, morango, raspas de chocolate, calda de chocolate, confeitos, ou mesmo o biscoito de maisena bem picadinho.

Empadinha de Pão de Forma




Que tal uma empada que não esfarela e que além disso é rápida e fácil de fazer e mais light? Experimente esta alternativa feita de pão de forma é uma delicia para o lanche da tarde...


Ingredientes
1 pacote de pão de forma

Recheio de Peito de Peru:
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena ralada
2 tomates sem semente picados
100 g de azeitonas verdes picadas
300 g de peito de peru cortados em tirinhas
1 copo de requeijão cremoso

Recheio 4 Queijos:
200 g de mussarela
200 g de queijo prato
100 g de gorgonzola
100 g parmesão ralado

Cobertura:
3 claras em neve
100 g de parmesão ralado
 
Modo de preparo

Recheio Peito de Peru:
Em uma panela coloque o azeite e doure a cebola, em seguida o tomate e deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue o fogo e misture as azeitonas, o peito de peru e o requeijão cremoso. Deixe esfriar e recheie as empadinhas.

Recheio 4 queijos:
Misture todos os ingredientes e recheie as empadinhas.

Cobertura:
Misture os ingredientes e coloque uma colher da cobertura encima das empadinhas e leve para assar em forno a 180º por aproximadamente 15 minutos.

Montagem:

Pegue uma fatia de pão de forma passe o rolo de macarrão por cima dela, em seguida corte com um cortador de 6 cm de diâmetro e forre uma forminha de empada de 4 cm de diâmetro, coloque o recheio e a cobertura por cima e leve para assar.

Pammela Mendes (culinarista)
www.tremdaalegria.com.br