domingo, 18 de março de 2012

Torta de Abacaxi Gelada

Como o clima ainda esta bem quente, que tal uma deliciosa torta de abacaxi bem geladinha? Alem de ser uma excelente sobremesa o abacaxi ainda ajuda na digestão, não se assuste com o tamanho da receita é que ta bem  explicada...

Ingredientes:
Pão de
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de leite
1 tablete de margarina (100 grs ou 4 colheres de sopa)


Calda de Abacaxi
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
1 abacaxi


Creme de Leite Condensado
1 lata de leite condensado
2 latas de leite comum (usar a lata do leite condensado como medida)
1 colher de sopa de maisena
3 gemas


Creme Branco
1 lata de creme de leite gelado e sem soro ou uma caixa de creme de leite gelado.
3 claras em neve
6 colheres de açúcar
Coco ralado para enfeitar


Modo de Fazer:
Siga a ordem para facilitar a montagem do doce.
Calda de Abacaxi.
Descasque, retire o miolo (a parte dura no centro da fruta), e pique o abacaxi. Coloque em uma panela o abacaxi picado, o açúcar e a água e leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando até estar bem cozido, formando uma calda grossa. Reserve.


Pão de
Coloque o leite para ferver, quando estiver fervendo acrescente a margarina ao leite deixe derreter e depois desligue o fogo. Reserve.
Bata as claras em neve, até um ponto firme, acrescente aos poucos as gemas e o açúcar, bata bem. Sem desligar a batedeira vá acrescentando a farinha de trigo e depois o fermento.
Com a massa bem misturada acrescente aos poucos o leite com a margarina, misture bem e leve ao forno em tabuleiro untado.


Creme de Leite Condensado
Leve ao fogo brando todos os ingredientes, mexendo sempre até formar um creme brilhante. Reserve.


Creme Branco
Bata as claras em neve até fira bem firme, sem parar de bater vá acrescentando o açúcar até formar um suspiro consistente. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher, misture o creme de leite ao suspiro delicadamente. Reserve na geladeira até a hora de usar.


Montagem:
Quando a massa de pão de ló estiver assada, retire do forno e com o auxílio de uma faca ou de um garfo, faça furos na massa, ainda quente, e por cima coloque a calda de abacaxi, com pedaços e tudo. Deixe esfriar. Se necessário desenforme o pão de ló e cubra com o creme de creme de leite condensado, por cima deste, coloque o creme branco, e polvilhe com o coco ralado. Leve a geladeira e sirva bem gelado.


Dicas Mágicas:
  1. Coloque a lata ou a caixa de creme de leite no congelador ou freezer, assim que começar a fazer a receita. No caso da lata, para retirar o soro, evite sacudir a lata, coloque no congelador e não mexa, quando for usar, retire com cuidado, faça dois furos na parte de cima e derrame o soro, depois use o creme de leite que ficou na lata.
  2. Faça a torta de um dia para o outro, porque quanto mais gelada melhor.
  3. Se puder, faça a torta diretamente em um pirex que possa ir a mesa, ou em uma forma de aro removível, assim não terá trabalho para desenformar a torta.
  4. Se quiser deixar a torta ainda mais irresistível e bonita faça o seguinte: desenforme a torta ainda morna, parta ao meio para rechear. Na metade de baixo: molhe com metade da calda de abacaxi, e coloque todos os pedaços de abacaxi que tiverem na calda, deixando só a metade da calda liquida reservada. Cubra com a metade do creme de leite condensado. Coloque a outra metade do pão de ló que você retirou, fure-o e jogue o restante da calda, cubra com o restante do creme de leite condensado, e por cima de tudo coloque o creme branco. Enfeite com coco ralado e se quiser cerejas, leve a geladeira.

Beijinho de Coco

Seguindo a linha dos docinhos de festa, e atendendo ao pedido de uma amiga, segue a receita do famoso beijinho de coco, um dos doces mais disputados da mesa depois do brigadeiro...

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher rasa de sopa de margarina
1 saco grande de coco ralado
açúcar cristal para decorar.


Modo de Fazer
Em uma panela coloque o leite condensado, a margarina e o coco ralado. Leve ao fogo médio ou baixo mexendo sempre até formar um creme durinho e soltar do fundo da panela. Deixe amornar e faça as bolinhas, passe no açúcar cristal e coloque nas forminhas. Se quiser enfeite com cravos-da-índia.

Roupa Velha de Carne Seca

Comida deliciosa tipica do nordeste, bem temperada fica ótima para o fim de semana, ou para aquele dia que bater uma vontade de comer algo diferente...

Ingredientes
1 kg de carne seca
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
6 ovos
½ copo de leite
100 ml de óleo
4 bananas da terra cortadas em sentido do comprimento
Pimenta fresca sem sementes
salsa e cebolinha picados

Modo de Fazer
Corte a carne seca em pedaços não muito grandes e coloque de molho por duas horas, trocando a água por no mínimo 3 vezes para retirada do sal.
Desfie a carne e coloque em uma panela com metade do óleo, deixe fritar, sem torrar. Quando a carne estiver fritinha coloque a cebola e mexa, deixe refogar em fogo baixo, até a cebola dourar. Com a cebola dourada coloque a pimenta, e a salsa e cebolinha, mexa, deixe por cerca de 1 minuto no fogo e desligue. Reserve.
Em uma tigela bata os ovos com o leite. Coloque em uma frigideira como se fosse fazer um omelete. Quando a parte de baixo estiver consistente parta em pedaços pequenos e termine de fritar como um ovo mexido. Reserve
Em uma frigideira a parte frite as bananas cortadas no comprimento com o restante do óleo. Reserve.
Misture os ovos mexidos com a carne seca. Sirva acompanhado de arroz branco e da banana frita.

domingo, 11 de março de 2012

Bicho de Pé

Esse docinho tradicional das festas infantis que agrada tanto a adultos quanto a crianças, pode ser muito mais versátil do que se imagina! Não acredita da uma olhadinha na receita, ou melhor nas dicas que se seguem, pode te surpreender...

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
½ pacote de gelatina sabor morango
1 colher de sopa de margarina para untar
50g de açúcar granulado para confeitar

Modo de Fazer:
Junte o leite condensado, a margarina e a gelatina e leve ao fogo médio mexendo sempre até soltar do fundo da panela.
Unte com a margarina um prato ou um pirex. Retire o doce do fogo e coloque no prato untado, deixe esfriar.
Molde as bolinhas, passe-as no açúcar granulado e coloque nas forminhas de papel.

Dicas Mágicas:
  1. Para o doce ficar mais consistente e saboroso, experimente juntar 100 g de chocolate branco picado no lugar da margarina.
  2. No lugar de fazer bolinhas, coloque o doce ainda quente em copinhos e cubra com confeitos, é uma forma diferente e divertida de enfeitar a mesa da festa.
  3. Se ao desligar o fogo você acrescentar uma caixinha de creme de leite, vai ter um doce cremoso, com textura leve ideal para comer de colher. Pode colocar este doce em um vidro grande e servir ou em pequenas tacinhas, enfeitar com raspas de chocolate... é uma excelente opção para um jantar em família.

Pavê de Bis

Pavê sempre é um doce que agrada, e tem muitas formas de fazer... Esta é mais uma variação para fugir do tradicional...que tal experimentar um pavê de bis??? quem comeu garante que é muito bom....

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 vezes a medida da lata de leite
1 tablete de chocolate meio amargo
1 caixa de bis
1/2 litro de chantilly
3 a 4 colheres de maisena

Modo de Preparo:
Coloque o leite condensado e o leite na panela, leve ao fogo e espere ferver. Acrescente a maizena e mexa até engrossar. Separe metade do creme, à outra parte misture com o chocolate, até que ele derreta. Quebre uns 12 Bis em pedaços e monte o pavê. Coloque primeiro o creme branco, os Bis, o creme de chocolate e por último o chantilly. Decore seu pavê com os Bis que sobraram.

Quiche com Peito de Peru

Esta deliciosa receita parece um pouco trabalhosa quando se olha a receita pela primeira vez, mas garanto vale a pena...aos poucos vá modificando os recheios, e vá descobrindo novas combinações, cada uma melhor que as outras... Siga a receita sem medo de ser feliz... é muito boa

Ingrediente:
Massa:
300 g de batata descascadas
1 cebola pequena
1 ovo ligeiramente batido
2 a 3 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal a gosto
Recheio:
1 xícara de chá de ricota amassada
½ pacote de iogurte natural
2 colheres de sopa de requeijão
3 colheres de sopa de parmesão ralado
3 ovos batidos
1 batata descascada e fatiada bem fininho
Sal a gosto
100 g de peito de peru em cubinhos ou tirinhas.

Modo de Fazer:
Massa:
Rale a batata ainda crua no ralador grosso. Faça o mesmo com a cebola. Junte a batata e a cebola ralada, adicione a farinha de trigo, os ovos, tempere com o sal e misture bem até formar uma massa.
Unte e enfarinhe um refratário, depois usando a massa, forre o fundo e a lateral deste refratário (utilize as mãos untadas para espalhar a massa e a deixar uniforme)
Asse esta massa em forno médio por cerca de 10 a 12 minutos, ou até começar a dourar.. Retire do fogo e reserve, mas não desligue o forno.
Recheio:
Junte a ricota, o iogurte, o requeijão os ovos batidos e a metade do queijo ralado e misture bem. Tempere com sal a gosto.
Montagem:
Coloque metade do recheio sobre a massa, por cima distribua a batata fatiada e o peito de peru. Cubra com o restante do recheio, polvilhe com a outra metade do queijo ralado e leve ao forno médio (200º), assando até que o recheio fique firme e a quiche ligeiramente dourada.

Dicas Mágicas:
Se preferir substitua o queijo parmesão por queijo de minas ralado.
Também pode trocar o peito de peru por peito de chester.