domingo, 18 de março de 2012

Torta de Abacaxi Gelada

Como o clima ainda esta bem quente, que tal uma deliciosa torta de abacaxi bem geladinha? Alem de ser uma excelente sobremesa o abacaxi ainda ajuda na digestão, não se assuste com o tamanho da receita é que ta bem  explicada...

Ingredientes:
Pão de
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de leite
1 tablete de margarina (100 grs ou 4 colheres de sopa)


Calda de Abacaxi
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
1 abacaxi


Creme de Leite Condensado
1 lata de leite condensado
2 latas de leite comum (usar a lata do leite condensado como medida)
1 colher de sopa de maisena
3 gemas


Creme Branco
1 lata de creme de leite gelado e sem soro ou uma caixa de creme de leite gelado.
3 claras em neve
6 colheres de açúcar
Coco ralado para enfeitar


Modo de Fazer:
Siga a ordem para facilitar a montagem do doce.
Calda de Abacaxi.
Descasque, retire o miolo (a parte dura no centro da fruta), e pique o abacaxi. Coloque em uma panela o abacaxi picado, o açúcar e a água e leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando até estar bem cozido, formando uma calda grossa. Reserve.


Pão de
Coloque o leite para ferver, quando estiver fervendo acrescente a margarina ao leite deixe derreter e depois desligue o fogo. Reserve.
Bata as claras em neve, até um ponto firme, acrescente aos poucos as gemas e o açúcar, bata bem. Sem desligar a batedeira vá acrescentando a farinha de trigo e depois o fermento.
Com a massa bem misturada acrescente aos poucos o leite com a margarina, misture bem e leve ao forno em tabuleiro untado.


Creme de Leite Condensado
Leve ao fogo brando todos os ingredientes, mexendo sempre até formar um creme brilhante. Reserve.


Creme Branco
Bata as claras em neve até fira bem firme, sem parar de bater vá acrescentando o açúcar até formar um suspiro consistente. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher, misture o creme de leite ao suspiro delicadamente. Reserve na geladeira até a hora de usar.


Montagem:
Quando a massa de pão de ló estiver assada, retire do forno e com o auxílio de uma faca ou de um garfo, faça furos na massa, ainda quente, e por cima coloque a calda de abacaxi, com pedaços e tudo. Deixe esfriar. Se necessário desenforme o pão de ló e cubra com o creme de creme de leite condensado, por cima deste, coloque o creme branco, e polvilhe com o coco ralado. Leve a geladeira e sirva bem gelado.


Dicas Mágicas:
  1. Coloque a lata ou a caixa de creme de leite no congelador ou freezer, assim que começar a fazer a receita. No caso da lata, para retirar o soro, evite sacudir a lata, coloque no congelador e não mexa, quando for usar, retire com cuidado, faça dois furos na parte de cima e derrame o soro, depois use o creme de leite que ficou na lata.
  2. Faça a torta de um dia para o outro, porque quanto mais gelada melhor.
  3. Se puder, faça a torta diretamente em um pirex que possa ir a mesa, ou em uma forma de aro removível, assim não terá trabalho para desenformar a torta.
  4. Se quiser deixar a torta ainda mais irresistível e bonita faça o seguinte: desenforme a torta ainda morna, parta ao meio para rechear. Na metade de baixo: molhe com metade da calda de abacaxi, e coloque todos os pedaços de abacaxi que tiverem na calda, deixando só a metade da calda liquida reservada. Cubra com a metade do creme de leite condensado. Coloque a outra metade do pão de ló que você retirou, fure-o e jogue o restante da calda, cubra com o restante do creme de leite condensado, e por cima de tudo coloque o creme branco. Enfeite com coco ralado e se quiser cerejas, leve a geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário