domingo, 12 de junho de 2011

Gelado de Morango

Sabe aquele tipo de doce que quando olhamos dá água na boca? esse é um desses casos, só de olhar já da vontade de comer... e apesar de parecer complicado, garanto que não é, basta tentar pra ver...

Ingredientes:
Compota:
½ kg de morangos frescos
250 gr de açúcar

Creme Amarelo:
1 lata de leite condensado
3 gemas
Baunilha a gosto

Chantilly:
1 lata de creme de leite gelado e sem soro, ou 1 caixa de creme de leite gelada
3 claras
4 colheres de sopa bem cheias de açúcar

Modo de Fazer:
Compota:
Lave os morangos e corte em pedaços grandes, coloque em uma panela, junte o açúcar e leve ao fogo brando. Deixe ferver até obter uma compota de calda grossa. Reserve.

Creme Amarelo:
Misture o leite condensado com as gemas e a baunilha, leve ao fogo brando mexendo sempre até obter um creme, retire do fogo e mexa vigorosamente para que fique mais brilhante e cremoso. Deixe esfriar.

Chantilly
Bata as claras em neve, em ponto firme, sempre batendo, adicione aos poucos o açúcar e bata até obter um suspiro firme, continue batendo em velocidade baixa e aos poucos acrescente o creme de leite gelado.

Montagem do Doce:
Em um pirex de vidro ou em taças coloque no fundo, o creme amarelo, por cima do creme, coloque a compota de morango e com cuidado coloque o chantilly. Leve ao congelador, por no mínimo 8 horas, e sirva bem gelado.

Dicas Mágicas:
1)      Se preferir coloque o chantilly com a ajuda de um saco de confeitar, e use a criatividade para deixar o doce ainda mais bonito.
2)      Para enfeitar o seu doce, reserve alguns morangos pequenos e parta ao meio.
3)      Para uma festa, faça os doces em pequenos copos de licor descartáveis. Além de um belo enfeite para a mesa, ainda é uma delicia de sobremesa principalmente no verão.

Um comentário: